segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Por que deixei o Dispensacionalismo?

Davi Helon de Andrade



               Não quero cuspir no prato que comi, pois cresci em uma igreja dispensacionalista e também já fui um. Mas, você deve estar perguntando o que é ser dispensasionalista?
O Teologo Wayne Grudem define muito bem:
“Esta concepção crê que a Igreja é um parêntese na história, eles argumentam que Deus tem dois planos distintos, um para Israel que é terreno e outro para a Igreja que é celestial. Conforme esta posição a Igreja não começou antes do Pentecoste (Atos 2) e não é correto pensar em Antigo e Novo Testamento como partes de uma Igreja[1]
Ou seja, o dispensacionalista é aquele que crê que quando Jesus voltar, vai arrebatar a Igreja de forma secreta dos sete anos de tribulação que virá sobre a terra, para que assim muitos judeus e até não judeus se convertam neste tempo, e então passado os sete anos Jesus volta com a igreja, todos como novos corpos, transformados e então inicia o Milenio com a Igreja e aqueles judeus e não judeus que se converteram na tribulação com seus corpos naturais, Cristo reina por mil anos e então vem o julgamento final e novos céus e nova terra.
E para se ter esta posição é necessário entender que Deus tem um plano para Israel e outro para Igreja, e que a Igreja é um parêntese na história, que as promessa de reino do Antigo Testamento vão se cumprir com Israel no Milenio. Por isso o a tribulação, para Israel se purificar e converter para entrarem no Reino.

sábado, 6 de agosto de 2011

Batismo cristão - imersão ou aspersão?


O ensinamento a respeito do batismo tem sido marcado no meio evangélico pelo preconceito denominacional e pela tradição, mais do que pelo profundo e sério estudo bíblico que resulta num posicionamento sólido e inquestionável.
Esta obra não pretende dogmatizar onde a Bíblia se cala, mas foi escrita com a convicção de que a doutrina do batismo - seu significado e forma, bem como a definição de quem deve recebê-lo - não pode ser ensinada ao povo de Deus senão à luz do que a Escritura expressamente dispõe.
Livro muito esclarecer e Bíblico a respeito do Batismo, principalmente do Batismo Infantil.

NOSSA SUFICIÊNCIA EM CRISTO


Nossa Suficiência em Cristo

Neste livro John MacArthur apresenta como a igreja moderna tem trocado sistematicamente a suficiência das Escrituras, por outras teorias, tais como a psicologia, o pragmatismo, o "show bussiness". Nos seus doze capítulos ele mostra como a Palavra de Deus é suficiente para cuidar da vida do ser humano, tanto no aconselhamento, como na vida pessoal, argumentando que o cristão não precisa nada mais, além da palavra de Deus que é suficiênte.

Avaliação:

Este é um dos melhores livros de John MacArthur Jr já publicados em português. De modo direto, como é de seu estilo, ele apresenta em seus  primeiros capítulos como falsas verdades tem penetrado na igreja contemporânea, principalmente na área do aconselhamento cristão.
 
Por meio de um estudo criterioso das Escrituras, ele mostra que toda a Escritura é suficiente para orientar a vida do ser humano. 
Também mostra como as psicologias atuais tem minado a revelação da verdade e tem relegado as Escrituras a um segundo plano.
De forma clara ele aborda as várias psicologias à luz das Escrituras, e procura construir um argumento sobre a suficiência da Palavra de Deus no auxilio das pessoas com seus problemas pessoais. 


Ficha Técnica
Autor: John MacArthur, Jr.
Editora:
 Fiel
Formato: 14 x 21 cm - 224pg. - brochura
2 Edição: 2001

VIVENDO PARA GLÓRIA DE DEUS


O sistema teológico conhecido pelo nome de calvinismo é frequentemente distorcido ou rejeitado como uma relíquia do passado. Contudo, como nos mostra o Dr. Joel Beeke neste tratado abrangente, o calvinismo, também conhecido como teologia reformada, é "bíblico, teocêntrico, sincero, cativante e prático". Como tal, ele é singularmente apropriado para ajudar os cristãos a cumprirem o propósito para o qual foram criados - viver para a glória de Deus.

Contando com a ajuda de oito colaboradores, Dr. Beeke traça as raízes do calvinismo, apresenta seus distintivos doutrinários e expõe como os calvinistas vivem suas crenças em cada esfera da vida, desde as suas devoções particulares ao culto na igreja, do matrimônio ao exercício de sua profissão, da política à ética. Por meio de exemplos do próprio João Calvino, dos Puritanos e de outros calvinistas do passado, este sistema de crenças que exalta a Deus se destaca como um guia permanente para o viver cristão.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Deixem vir a mim as crianças




Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam. Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". Depois de lhes impor as mãos, partiu dali. Mateus 19. 13-15
Por Tais Andrade



          Fico imaginando essa cena: Jesus falando às multidões, rodeado por seus discípulos, e uma porção de crianças por ali, talvez filhos daqueles que ouviam Jesus, ou crianças brincando por perto, porém, elas pararam para ouvir as palavras de Jesus e se aproximar dEle. Jesus era alguém agradável de estar perto já que criança não suporta gente ranzinza e mal humorada. Devia falar gostoso, tranqüilo, talvez com um sorriso discreto nos lábios, com simpatia, mas, ao mesmo tempo dinâmico, já que para você despertar o interesse de uma criança você precisa ser amável e dinâmico, Ele nos ensinou como lidar com as crianças!

Podemos observar também na cena três grupos de pessoas, os que, como o texto diz, trouxeram as crianças, outro que devia estar apenas por ali e atrapalharam a passagem das crianças e o terceiro, os discípulos, que repreendiam as crianças.
O primeiro grupo, os que trouxeram,  entendeu que as crianças queriam chegar até Jesus, até porque se uma criança não quiser sair de um lugar pra outro, ela empaca e não tem nada que a faça mudar de idéia! Mas elas queriam chegar perto do Mestre e este grupo entendeu isso e cumpriu sua missão! Nesse grupo, encaixo todos os pais, parentes, professores de crianças das igrejas e os líderes que apóiam o esforço que fazem pra que estas possam chegar até Jesus e conhecê-lo de perto, como alguém palpável, amoroso e totalmente disponível aos pequeninos.
A este grupo faço minha singela homenagem e deixo dois versículos: Josué 1.9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”  e também 1 Corintios 15.58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
Já no segundo grupo estão aqueles que atrapalharam as crianças, ou seja, são aquelas pessoas que por meio de suas ações não facilitam ou até impedem a chegada das crianças até Jesus, ou porque fazem alguma coisa ou porque deixam de fazer. A estes, Deus deixa um recado bem claro em sua Palavra, “Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar”  Mateus 18.6
Os do terceiro grupo, ou seja os discípulos que repreenderam as crianças, o próprio Jesus admoestou na hora dizendo: deixem vir a mim as crianças! Ou seja, para aqueles que acham que o Reino de Deus não é para as crianças, Jesus deixa claro que quem não for como uma criança, não pode herdar o Reino dos Céus! Portanto, a estes, procurem ser como aquelas crianças, vão espontaneamente até o encontro de Jesus, chegue bem pertinho dele, sorria com ele, toque-o e deixe-se tocar por ele e se maravilhar com seus ensinamentos!
Jesus ainda termina  este momento impondo as mãos sobre as crianças, ou seja, tocando-as carinhosamente, imagino. Criança gosta de carinho, de se sentir amada, de ser tocada e ter atenção sobre elas, de saber que ela é importante e valorizada e Jesus sabia disso, por isso, as tocou! Imagina o olhar destas crianças, pensa no reflexo na vida destas crianças depois que tiveram este encontro com Jesus! Imagino seus pais dizendo: fulano agora é outra pessoa! É uma criança diferente! É mais feliz!
Você pode ser usado por Deus para proporcionar isso às crianças! Se você se encaixa no segundo ou terceiro grupo, ainda dá tempo de aprender com Jesus como tratar uma criança e subir para o primeiro grupo, basta você querer! Tenho certeza de que, quando você obtiver o primeiro sorriso de agradecimento de uma criança, você não vai se arrepender.