sábado, 26 de novembro de 2011

O DE QUE NUNCA DEVEMOS NOS CANSAR!



Havia muita gente indo e vindo, a o ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco” Marcos 6.31

            Você está cansado? Com certeza sim! Final de ano, Natal e Ano Novo se aproximando, e agora, nada melhor do que, de uma maneira ou de outra, alguns desfrutarem de um tempo não tão estressante.
            Descansar não tem nada de errado, é recomendável e bom, o próprio Senhor Jesus viu esta necessidade nos seus discípulos e em si mesmo, a ponto de dizer “venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco”.
            Mas, neste contexto, o povo viu que eles se retiraram a descansar e foram atrás:
Mas muitos dos que os viram retirar-se, tendo-os reconhecido, correram a pé de todas as cidades e chegaram lá antes deles”. (Marcos 6.33)
Muitas pessoas correram atrás do Senhor Jesus a fim de ouvi-lo e quem sabe serem curadas de suas enfermidades. O Senhor Jesus poderia dizer: “Agora é a hora do meu descanso, aliás eu trabalhei duro, curei muita gente, expulsei muitos demônios, agora nada melhor do que umas férias”. Mas não é isto que o texto nos mostra. Olha o que ele diz:
            “Quando Jesus saiu do Barco e viu a grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muita coisa”. (Marcos 6.34)
            O Senhor Jesus teve compaixão e uma compaixão ativa, não foi apenas de palavras, ele começou a alimentar a alma e, logo em seguida,  alimentou o corpo do povo, saciando a fome de mais de cinco mil homens (fora mulheres e crianças), que foram alimentados todos a partir de cinco pães e dois peixinhos multiplicados pelo Senhor.
            A maior lição que tiramos deste texto é que o nosso Senhor Jesus NUNCA SE CANSAVA DE FAZER O BEM, por isso, meu conselho a você é que aproveite, descanse, mas não faça disso um motivo para não fazer o bem. Que possamos ter sempre em mente o exemplo de Jesus na hora do descanso.

Davi Helon

Oração: Senhor, ensina-me mesmo cansado a estender minhas mãos e ajudar ao próximo, assim como o Senhor Jesus. Em nome de Jesus, amém.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

GRAÇA INCONDICIONAL


Perguntou-lhe Davi: Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu mostrar a lealdade de Deus” II Samuel 9.3



            Como é bom termos a Maravilhosa Graça de Deus em nossas vidas. Graça que se manifestou salvadora em Cristo Jesus e nos ensina a viver (Tito 2.11,12). Por causa dela o pecado não tem mais domínio sobre nossas vidas (Romanos 6.14), e ela que nos mantém firmes enquanto vivemos aqui na terra (Romanos 5.2). Paulo diz que ela é todo suficiente para nossas vidas (2 Coríntios 12.9).
            Esta graça se manifestou incondicionalmente em nossas vidas, pois pelos nossos méritos seriamos incapazes de alcançá-la (Efésios 2.8,9).
            O texto bíblico acima, mostra Davi perguntando se restava alguém da família de Saul para que ele mostrasse “a lealdade de Deus”. Muitos anos atrás Davi tinha prometido a Jônatas que teria a lealdade do Senhor para com ele e sua família (I Samuel 20.14,15).  Davi lembra-se deste juramento a Jônatas e pergunta se há alguém da família de Saul para que ele possa mostrar a lealdade de Deus.
            A palavra lealdade significa no hebraico, bondade, fidelidade e graça, significa um amor incondicional.
            E Davi pergunta se há alguém da família de Saul para que, incondicionalmente, quem quer que seja, ele mostre a graça de Deus.
            Este alguém é Mefibosete, filho coxo de Jônatas.
            Davi fez uma pergunta incondicional, “Há alguém…”, ele nem sabia quem era Mefibosete, sendo que nas dinastias antigas, Davi poderia, de acordo com a Lei, matá-lo, mas não foi isto que ele fez, estendeu sua mão para Mefibosete e disse “não temas…” (II Samuel 9.7) e deu um privilégio incondicional para Mefibosete, o de comer na sua mesa e lhe restituir tudo o que era de seu avô (II Samuel 9.7-11).
            Receber a graça de Deus é maravilhoso, mas cabe a nós oferecemos esta graça ao próximo, independente de quem ele seja, temos que fazer a pergunta “Há alguém?” – com certeza há -,   estendermos a mão para esta pessoas e dizermos “não temas” e darmos lhe o prazer incondicional de comer em nossas mesas.
            Pergunte a você mesmo, a quem eu posso mostrar esta graça? Talvez a alguém que um dia lhe magoou, um dia te fez mal, alguém que está necessitando, mas lembre-se, a graça de Deus não é condicional. Que tal agir?!
Davi Helon

Oração: Senhor me ensine a mostrar sua graça às outras pessoas incondicionalmente, assim como o Senhor mostrou para mim. Em nome de Jesus, amém.