terça-feira, 11 de setembro de 2012

TEOLOGIA DO PACTO - Parte 3 - Aliança da Redenção

            Com respeito a esta aliança o catecismo menor de Westminster em sua pergunta 20 diz:

              Deixou Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria?
R. Tendo Deus, unicamente pela sua boa vontade desde toda a eternidade, escolhido alguns para a vida eterna, entrou com eles em um pacto de graça, para os livrar do estado de pecado e miséria, e trazer a um estado de salvação por meio de um Redentor.

            Esta aliança não é feita entre Deus e o homem, mas entre os membros da trindade, esta aliança estava incluída no decreto de Deus antes da criação.
assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor” Ef. 1.4

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TEOLOGIA DO PACTO - Parte 2 - Aliança da criação

         Por Davi Helon de Andrade
         
  
            A palavra “aliança” não aparece no relato da criação. Isto é, para muitos, prova de que não é legítimo falar de uma aliança de Deus com o homem estabelecida no momento da criação.
Contudo, deve-se levar em conta os seguintes fatos:
O. Palmer Robertson argumenta, em seu livro Cristo Dos Pactos, que a palavra berith (pacto) também não aparece em 2 Sm 7 ou 1 Cr 17, onde Deus confirma a sua aliança com Davi. Isto não significa que esses textos não falam de uma aliança de Deus com Davi, pois, tanto 2 Sm 23.5 como Salmo 89.3 falam de uma aliança de Deus com Davi.
Gerard Van Groningen argumenta, em seu livro Criação e Consumação, que o termo “Trindade” também não aparece na Escritura, embora seja ensinado por muitas referências às três pessoas. Em Gênesis 3 o Pacto da Redenção/Graça foi incorporado ao Pacto da Criação; contudo, o termo berith não aparece no capítulo 3 de Gênesis. Nem por isso, argumenta Van Groningen, muitos teólogos deixam de sustentar o Pacto da Redenção/Graça.[1]

terça-feira, 4 de setembro de 2012

TEOLOGIA DO PACTO - Parte 1 - Introdução e Conceito de Aliança


Por  Davi Helon de Andrade

Algo de sumo importância para entendermos bem tanto no Antigo como o Novo Testamento e o modo de Deus se relacionar com o homem são as alianças, pois muitas das heresias existentes vêm de uma má compreensão das mesmas. A importância de se conhecer as alianças é de suma importância para nortear nossos passos teológicos. Um exemplo que podemos dar é que as igrejas de origem calvinistas têm como base a teologia do Pacto (aliança), porém por um entendimento diferente em alguns pontos nas alianças, surge a teologia dispensacionalista.
Porém, é importante ressaltar que Teologos dispensacionalistas e aliancistas colocam-se lado a lado na afirmação dos princípios essenciais da fé cristã e também muitos pontos em comum e dentro de ambas as posições existem teólogos eruditos e piedosos.