sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O QUE DEVO TRAZER A MEMÓRIA?


Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade. Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele; ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança. Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta. O Senhor não rejeitará para sempre” Lamentações 3.21-31



            O que devemos ter em mente para este novo ano? Muitos começam a virada com muita alegria e juramentos, mas nada muda.
            Para muitos a virada é sempre mais uma virada e nada a mais.
            Há pessoas que depois de tanto tempo de sofrimento ou de dificuldades, que acabam não tendo mais esperança e ficam duras ou acostumadas com a desesperança e não conseguem ilhar além.
            Jeremias também esteve assim. Ele estava oprimido, aflito, cansado, não só ele, mas toda a nação de Judá.
            O livro de Lamentações tem como tema principal o sofrimento que sobreveio a Jerusalém quando Nabucodonosor capturou a cidade (586 a.c), então Jeremias expressa sua inconsolável tristeza por causa da agonia e da angustia da cidade.
O capitulo 3 começa com o lamento de Jeremias e no versículo 20 ele diz:
            “Minha alma, continuamente, os recorda (aflições) e se abate dentro de mim”.

            Mas Jeremias não fica em uma posição de acomodação e desesperança, pois a desesperança às vezes é a posição mais cômoda para não desenvolvermos e assumirmos uma guerra e uma batalha de fé, Jeremias não se intimida pelo mal e diz.
            “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. (3.21)

            Chega! Vou trazer a memória do que pode me dar esperança, e Jeremias estava vivendo em um caos.            E a grande pergunta é:
            O que trazer a memória, em meio a lutas para este novo ano que esta estrando? O que foi que Jeremias trouxe a memória que lhe deu esperança?
            O que Jeremias trouxe a memória que lhe deu esperança, foi a realidade de quem é o seu Deus.
            Jeremias trouxe a memória pelo menos quatro realidades de quem é seu Deus.
           

1          A primeira realidade que devemos trazer a mente é que Deus é misericordioso (Lm 3.22)

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim”; Lm 3.22

            Creio que Jeremias quando acordava pela manhã havia muita tristeza em seu coração, há pessoas que sofrem tanto, que quando dormem, até dizem, “queria não acordar amanhã, ou não queria acordar mais”.
            Mas Jeremias pensa em algo que lhe da esperança “AS MISERICORDIAS DO SENHOR”.
            A palavra misericórdia (Hesed) significa o amor incondicional de Deus, ela traz embutida nela a ideia de bondade, fidelidade incondicional. Fidelidade a sua aliança, e aqui a misericórdia de Deus significa o amor fiel de Deus para com seu povo infiel.
            Lembre-se disso, o dia só se renova em sua vida, entra ano e sai ano por causa da misericórdia do Senhor.
            Muitas vezes estamos mal tanto pelas circunstancias da vida como de erros nossos, mas as misericórdias do Senhor não acabam, Ele é fiel. DEUS É MISERICORDIOSO COM VOCÊ E SUAS MISERICORDIAS NÃO TEM FIM.

2          A segunda realidade que devemos trazer a mente é que Deus é fiel (Lm 3.23b)

 “Grande é a tua fidelidade”. (Lm 3.23b)
            A misericórdia de Deus é atrelada a sua fidelidade, a garantia de que a misericórdia de Deus vai durar é a sua fidelidade.
            Paulo disse a Timóteo como já lemos que:
            “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo” (2Tm 2.13).
            Os homens se tornam infiéis por seus desejos, suas fraquezas, seus temores, suas perdas, vemos tantas infidelidades no mundo ai fora, infidelidade no serviço, amigo apunhalando amigo, infidelidade entre cônjuges e entre casais de namorados, infidelidade na Igreja, mas Deus não é assim.
            Posso olhar a minha volta e tudo estar perdido, mas Deus é fiel e não vai negociar minha vida com ninguém.
            Nosso Deus fez uma aliança conosco uma aliança que foi feita no sangue de Jesus, foi pago um alto preço.
            Deus é começou uma obra em nossaso vidas e e fiel para completa-la.
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus”. Filipenses 1.6

3          A terceira realidade que devemos trazer a mente é que Deus é bom (Lm 3.25)

            “Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca”. (Lm 3.25)
            Jeremias viu que por mais que os anos estivessem passando e ele não estivesse vendo o livramento, valia a pena esperar no Senhor, porque ele é bom para aqueles que nele Esperam.
            Quem espera no Senhor não vai encontrar outra coisa, senão bondade, ele é bom para a alma que o busca.
            O salmista disse isto muitas vezes.
            “Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR”. (27.14)
            Amados, Deus é bom e se Ele aos nossos olhos esta demorando, é porque algo bom ele esta fazendo. Por isso, não se desanime neste novo ano que esta entrando, Deus é bom e com certeza tem algo especial para sua vida, ainda que você não esteja vendo.

4          A quarta realidade que devemos trazer a mente e que Deus usa todo o mal para trabalhar no nosso caráter. (3.27-31)

            Muitas vezes a intervenção de Deus não vem como estamos esperando porque ele esta trabalhando no nosso caráter.
            No meio a todo caos, Jeremias traz a mente o fato que Deus esta trabalhando no caráter. Todo o cerco esta redundando em bem para mim, todo o mal, Deus esta usando para o meu bem.
            Ele fala sobre suportar o jugo na mocidade e isto significa que as cargas que tem sobre nossas vidas são melhores carregadas na mocidade quando ainda há vigor e quando ainda a personalidade tem que ser disciplinada, amadurecida.
            O profeta exorta os aflitos a suportarem o sofrimento, pois ao invés de transformar as ações que se fazem em reações de uns para com os outros, façam com que essas coisas batam e morram, senão começa um ciclo de violência e desgraça.
           
            No meio aos sofrimentos, das calunias, das injurias e tantos outros problemas Deus trabalha em nossas vidas, como diz em Romanos 8.28.
            “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
            Ao longo dos anos de nossas vidas, Deus vai moldando o nosso caráter, e que neste novo ano, você possa trazer a memória que toda luta, serviu para o Senhor trabalhar na sua vida.


CONCLUSÃO

            O que devemos trazer a memória para o ano de 2012?
            Devemos trazer o que nos dá esperança, deixarmos de lado todo negativismo, conhecermos o nosso Deus, experimentarmos da sua misericórdia, pois por ela não somos consumidos, entendermos que Deus é fiel ainda que sejamos infiéis, que ele é bom e cuida de nós e que trabalha no nosso caráter.
            Se você esta passando por algum mal de aflição, espere no Senhor, se ele não respondeu é que Ele tem um propósito.
            Agora se você errou e tem sofrido consequências, Deus é fiel, ainda que sejamos infiéis Ele é fiel.
            Israel foi convocada a voltar a Deus em arrependimento por isso volte a Ele em arrependimento, Ele esta de braços abertos para você.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (I Jo.1.9)
            Talvez você queira dizer para Deus, Pai quero uma purificação na minha vida, quero uma mudança para este ano e quero te conhecer mais.

            E para encerrarmos, Daniel 11.32 diz;

O povo que conhece seu Deus se tornará forte e ativo

            Que possamos trazer à memória aquilo que nos dá esperança.

Um abençoado 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário