segunda-feira, 24 de junho de 2013

UMA ORAÇÃO MODELO DIANTE DAS MANIFESTAÇÕES

Por Davi Helon


1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã,
2 veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém.
3 Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.
4 Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
5 E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!
6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado.
7 Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.
8 Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;
9 mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa.
11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.
NEEMIAS 1.1-11


Nos meu 33 anos de idade, nunca vi nada igual no Brasil com respeito as manifestações que tem acontecido. Nunca na história do nosso país tantos brasileiros protestaram em tantas cidades inclusive no exterior para se livrar de um governo tão corrupto. Só na última quinta-feira mais de uma milhão de pessoas saíram as ruas, pedindo basta, e alguns outro infelizmente badernando e quebrando tudo.

É claro que tudo isso que está acontecendo é fruto que o governo brasileiro está colhendo de tantos anos de descaso, corrupção e taxas abusivas em nossa pátria.

Mas talvez, você me pergunte se sou contra as manifestações, minha resposta é não, não sou contra o povo se manifestar. Manifestações pacíficas são legítimas, direito de todo o povo que vive sob um regime democrático.

        Mas eu gostaria de deixar algumas lições de um homem, que orou agiu pela sua nação: Neemias.

          Para entendermos a história de Neemias, é necessário entendermos a situação em que o seu povo se encontrava, o cativeiro babilônico.
           
 Neemias estava ainda vivendo no final desta realidade, preso em Suza (uma cidade a 400 quilometros ao leste da Babilônia) (Ne 1.1).
            As notícias chegam a Neemias (1.3) e não muito boas de que aqueles que já voltaram do cativeiro não estavam muito bem.
            O povo que estava lá estava em miséria.

Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas”. Neemias 1.3

            Reparem, o povo estava em miséria e desprezo.
          Você conhece algum lugar parecido com este? Com certeza podemos pensar no nosso Brasil ao vermos pessoas amontoadas em favelas, pessoas morrendo em filas de hospitais, o descaso com a educação, além de tanta roubalheira.

              E todas estas coisas inquietaram o coração de Neemias (1.4a).

             “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias...”

              Quais lições podemos tirar com Neemias, diante da situação do nosso Brasil?

1          NEEMIAS E SUA ANGUSTIA POR JERUSALÉM

            Neemias era um homem que realmente amava seu povo e sua cidade, a ponto que quando chegaram a ele, a primeira coisa que fez foi perguntar como estava seu povo.
             E Neemias ouviu qual era o problema do seu povo.
               

Neemias chorou (v 4a)

             As tristes notícias de Jerusalém levaram Neemias a chorar diante de Deus,
            Qual a última vez que você chorou pelo Brasil?     
            Mas Neemias não apenas chorou, ele também jejuou.

Neemias Jejuou (4.b)

            Neemias apenas não chorou e lamentou como também começou a jejuar por Jerusalém. Ele conhecia o poder do jejum perante nosso Deus.        
        Neste momento Neemias buscou mais de Deus para resolver a situação e não nas suas próprias forças e no seu jeito.

Em 1756 o rei da Inglaterra convocou um dia solene de oração e jejum por causa da ameaça de invasão por parte dos franceses. João Wesley registrou este fato em seu Diário, no dia 6 de fevereiro:
"O dia de jejum foi um dia glorioso, tal como Londres raramente tem visto desde a Restauração. Cada igreja na cidade estava mais do que lotada, e uma solene gravidade estampava-se em cada rosto. Certamente Deus ouve a oração, e haverá um alongamento da nossa tranquilidade".
Em uma nota ao pé da página, Wesley escreveu: "A humildade transformou-se em regozijo nacional e a ameaça da invasão francesa foi impedida".

            Será que nós dedicamos tempo de oração e jejum pelo nosso Brasil?
       Já pensaram se todas as igrejas do Brasil se reunissem em um dia de oração, jejum e arrependimento diante de Deus?.
           

Neemias orou (v.4c)

            Neemias em sua angustia por Jerusalém orou e jejuou. A Bíblia no ensina a fazer o mesmo.

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito”. I Timóteo 2.1,2

Devemos orar pelas nossas autoridades, para que vivamos vida tranquila e mansa.


2          NEEMIAS E SUA HUMILHAÇÃO PERANTE O SENHOR

            Neemias jejuou para se encher mais do Senhor e agora se humilha para se esvaziar de si.
          Neemias sabia que apenas se humilhando diante do Senhor e mostrando sua fraqueza Ele ouviria seus pedidos por Jerusalém.
 II Crônicas 7.14 diz:

          “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

             E nesta oração ele reconhece.

A Soberania de Deus (v 5

          Em nossa humilhação devemos reconhecer a soberania divina. Neemias usou as expressões “Deus dos céus” “Deus grande e temível”.
           Neemias reconhecia que estava diante de um Deus grande e tremendo.
           
           Deus é soberano e tem tudo sob seu controle.
           Tudo isso que tem acontecido no cenário nacional, Deus está soberanamente por trás.

          “é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes”. Daniel 2.21

Neemias faz confissão (vs 6-7)

         Neemias orou pelos seus pecados e pelo pecado de seu povo, ele reconheceu suas fraquezas, ele não acusou os outros, mas olhou para si.
          Muitos querem ir para as ruas protestarem, e creio que é justo, porém é necessário o arrependimento. De que adiante ir para rua mas:

·         Não honra seu pai e sua mãe,
·         Vive falando mal dos outros,
·         Sonega imposto,
·         Mente,
·         Fura filas,
·         Compra CD ou DVD pirata
·         Ultrapassa pelo acostamento,
·         Compra trabalho final de conclusão de curso.

Antes de sair às ruas pedindo mudanças nas ações do Estado, dobre os joelhos e peça a Deus que mude primeiro o seu próprio coração, pois para exigirmos a diferença, a ética, a moral, precisamos ser éticos e morais. Caso contrário, somos os hipócritas do lado de cá do sistema.

Neemias revela a razão de sua tristeza (v. 7)

            A razão da tristeza era seu povo “nos corrompemos contra Ti Senhor”.
           
            Precisamos de menos movimentos e mais arrependimento. Menos cristãos em pé nas ruas e mais cristãos de joelhos no chão, clamando pela transformação de seus próprios corações e também pela transformação do coração daqueles que nos governam.
           

3          NEEMIAS SUPLICA A MISERICÓRDIA DO SENHOR
Neemias apela por Israel (v.10)
            Neemias pede pelo povo, Senhor apesar de errarmos, apesar da incredulidade, ainda sim este é o teu povo.
            Devemos orar ao Senhor, pois ainda no meio desta bagunça no Brasil, existe o seu povo.

Neemias pede graça ao Senhor (v.11)

            Neemias pediu a graça de Deus para falar com o rei a respeito de Jerusalém.
            E ele consegue graça diante do rei Artaxerxes, o homem mais poderoso do mundo, graças à intervenção de Deus (2.6-8)
Neemias reergueu os muros de Jerusalém em 52 dias, e juntamente com Esdras, foi feita uma reforma religiosa e política no meio do povo.


CONCLUSÃO        
             Neemias nos deixa grandes lições espirituais e de como resolver grandes questões diante do Senhor.
            Temos sim que orar pelo Brasil, podemos sair às ruas para protestar, porém, esta mudança precisa acontecer primeiramente em nós.

II Crônicas 7.14

           “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

Um comentário:

  1. Oxalá se levantem Neemias no nosso Brasil. Nós também, como povo, temos em nossas mãos uma arma poderosa: a oração. Usemos mais esta "arma".

    ResponderExcluir