terça-feira, 22 de abril de 2014

LIDANDO COM A ANSIEDADE


"...outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.  6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,  7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós". I Pedro 5.5b-7
          
Ansiedade, medo, preocupação, estresse e depressão – termos bem conhecidos em nossos dias e fazem parte do cotidiano de muita gente. Basta entrar em uma livraria e ver que os livros mais procurados e vendidos são os de auto-ajuda.

Ansiedade não é um assunto novo, e como nós lemos, a Bíblia já tratava a respeito deste assunto.

Mas o que é ansiedade: segundo a psicologia: ansiedade é um estado emotivo caracterizado por um sentimento de insegurança.
            
Insegurança e medo quanto o meu amanhã, quanto ao que eu vou comer, vestir, o que vou estudar, aonde vou trabalhar, com quem vou namorar e casar e outras coisas corriqueiras do nosso dia a dia.
         
Muitas vezes a ansiedade acarreta sintomas no nosso corpo, como, problemas de estomago, dores nas costas por tensão, taquicardia, transpiração, roer unhas e outros sintomas.
            
Qual a causa da ansiedade?

       
Genético (não há provas)? Problemas do passado (ofensa, palavras negativas)???, Achei várias respostas para a causa, menos uma, o pecado.
            
Gosto do que Jay Adans um escritor americano escreve em relação à ansiedade:
          O amanhã pertence sempre a Deus... toda vez que tentamos nos apoderar dele, tentamos roubar o que é Dele.
        
O próprio Senhor Jesus disse três vezes “não andeis ansiosos” (Mt 6.25-31,34, mesma palavra gregamerimna/te” para ansioso e inquieto).
            
E mais tarde Paulo disse “Não andeis ansiosos de coisa alguma” (Fl 4.6-7).
  
Ansiedade é algo que você e eu lutamos, porém: A ansiedade, em qualquer tempo, é um pecado, porque transgride uma clara prescrição bíblica.

Pois eu não confio que o Senhor é capaz de cuidar de mim. Por acaso eu não sou mais valioso que os pássaros? (Mt 6.26)
          
O apostolo Pedro o qual nós lemos o texto desta mensagem foi ansioso. Temeu afundar quando estava caminhando sobre as águas, mesmo estando Jesus ali ao seu lado (Mt 14.29-31). Pedro quando começou a reparar o vento começou a afundar. Somos iguais quando começamos a reparar nas circunstancias ao nosso redor e esquecemos que Cristo esta conosco e começamos a ficar desesperados.
            
Pedro teve medo em relação ao que iria acontecer com Jesus no Jardim do Getsêmani, o que o fez puxar sua espada e tentar enfrentar um batalhão de soldados romanos (Jo 18.2,3,10).
            
Contudo, embora Pedro tivesse problemas constantes com a ansiedade (e nós também temos), aprendeu a lidar com ela.
            
O povo a quem Pedro escreveu estava sendo perseguido e passando por problemas (1.6) e Pedro os exorta a ficarem firme na graça (5.12), e os instrui sobre o comportamento correto em meio ao sofrimento (4.19).
            
O ponto central desta carta esta em 4.19, é o crer e obedecer (mesmo no sofrimento) e a graça do Senhor nos capacita a isto. (Tito 2.11).
            
Pedro esta se despedindo na carta e escrevendo as recomendações finais e nestas recomendações, ele coloca sobre o assunto da ansiedade.
            
No capítulo 5 Paulo começa falando aos presbíteros e (1-4), da instrução aos jovens e instrui a igreja de um modo “cingivos todos…”.

Pedro nos dá dois princípios sobre como lidarmos com nossas ansiedades.


1          DESENVOLVER UMA ATITUDE DE HUMILDADE

1.1              Humildade para com os outros

“...no trato de uns para com os outros, cingi-vos todos de humildade...” (5.5)

A idéia deste texto é de cingir, ou seja, amarrar alguma coisa sobre si com um laço ou nó, isso se refere a um avental de um empregado ou escravo.         
            
Um escravo usaria um avental para manter suas roupas limpas, assim a ideia de deste verso é de vestir-se de humildade como se fosse um avental de um escravo.
            
Ao instruir-nos a vestir com humildade como a roupa de um escravo e servir aos outros, Pedro poderia estar pensando no Senhor Jesus lavando os pés dos discípulos (Jo 13.4,5,16-17).

Era costume que as pessoas de menos condição sociais (um criado) lavassem os pés de cada um dos que iriam comer antes de servir a refeição. E como nenhum discípulo se mostrou interessado em executar o serviço. Jesus tomou a tarefa para si, dando-nos o exemplo de servidão humilde.

E Jesus disse que Feliz (Bem aventurado) é aquele que serve. Muitas vezes nossos valores estão invertidos, achamos que seremos mais felizes se formos servidos, mas Jesus quebra este paradigma.

Filipenses 2.3-5
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”.

Ou seja, pare de ficar olhando para o seu umbigo e olhe mais para as outras pessoas.
            
Quando estamos ansiosos acabamos olhando demais para nós mesmos e os nosso problemas e esquecemos das outras pessoas, queremos tratar somente dos nossos interesses.
            
“Ai meu Deus eu estou com problema, ai me meu Deus, o que será de mim, ai meu Deus o que eu vou fazer, etc...”. Olhamos tanto para dentro de nós que esquecemos das outras pessoas, esquecemos de ser servos.
            
Esteja prevenido: É um desafio considerar alguém como mais importante que você. O orgulho e o egoísmo residem em nós.
            
O primeiro passo para desfrutar as bênçãos da humildade é curvar-se para servir até mesmo o indigno (Lembrem-se de Davi e Mefibosete “2 Sm 9”). E digo irmãos, é um exercício, na hora da ansiedade, tirar os olhos de nós mesmos e começarmos a servir outras pessoas.

Dica prática.
·     Faça uma lista de oração de outras pessoas e ore somente por elas durante um bom tempo.
·         Procure alguém que você possa servir.


1.2.1        Humildade para com Deus (5-6)

Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça” 
(1 Pe 5.5 cf. Pv 3.34).

Primeiramente vemos Deus se opondo aos soberbos (orgulhosos) porque Ele odeia o orgulho. O orgulho foi o pecado que conduziu a queda da humanidade. O orgulho é que induziu Satanás a dizer em seu coração:

Subirei aos céus;
Erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus:
Eu me assentarei no monte da assembléia
no ponto mais elevado  do monte santo;
Subirei mais alto que as mais altas nuvens
Serei como o altíssimo (Is 14.13,14)

E no próprio livro de Isaias aprendemos que a graça de Deus está reservada ao humilde.

“Pois assim diz o alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo; Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo animo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito”. (Is 57.15)
           
            Deus vive em um lugar elevado.
            Quem vive com Ele ali?
            Não o altivo e poderoso, não o orgulhoso e egoísta, mas o humilde.

Deus abençoa o humilde, mas rejeita (rejeita e vai continuar rejeitando) o orgulhoso. Até que ele se quebrante (A rejeição de Deus não é uma rejeição má). As pessoas procuram de tudo para resolverem suas vidas, mas não encontram nenhum livramento e em lugar de provar a graça de Deus, elas experimentam a rejeição de Deus porque são orgulhosas.

A pessoa humilde constata que Deus está no comando, sempre cumprindo seus propósitos soberanos.
           
O versículo 6 diz:”Humilhai-vos portanto, sob a poderosa mão de Deus…
            
A mão de Deus é uma metáfora dos atos do Senhor no Antigo Testamento (Ex 3.19; Dt 3.24)
            
Neste versículo Pedro esta dizendo aos seus leitores a submeterem à providencia de Deus e confiarem-se aos eu julgamento.(2.23; 3.5; 4.19).

            Muitos de nós muitas vezes fazemos como Jó fez:
Clamo a ti, ó Deus, mas não me respondes; fico de pé, mas apenas olhas para mim. Contra mim te voltas com dureza e me atacas com a força de Tua mão. Tu me apanhas e me levas contra o vento e me jogas de um lado a outro na tempestade. Sei que me farás descer até a morte, ao lugar destinado a todos os viventes”. Jó 30.20-23
           
Mas no final de sua tribulação Jó disse:
Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado...Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber...Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram” Jó 42.2-3,3-6

Em outras palavras Jó estava dizendo: Deus, agora Te vejo como jamais tinha Te visto antes! Aprendi que minhas percepções são seriamente limitadas, mas agora sei que posso confiar em Ti implicitamente.
             
Romanos 8.28  “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Pedro nos ensina que quando nos humilhamos diante de Deus, em tempo oportuno ele nos exaltará (Erguerá). (5.6; Lc 14.11; ).  No tempo oportuno Deus há de fazer como fez com Jó.


2        APRENDA A CONFIAR EM DEUS

            Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. (5.7)

A humildade requer plena confiança em um Deus zeloso. Lançamos nossa ansiedade sobre Deus quando formos capazes de dizer, porém de maneira humilde, pois o lançar esta ligado a humildade.

“Senhor, não é fácil... Estou sentindo dificuldade para resolver este problema, mas estou confiando em Ti, porque sei que cuidas de mim”.

A palavra lançar tem o sentido de lançar uma manta sobre um animal de carga, por isso:

Reúna toda sua ansiedade, todo descontentamento, desânimo, desespero, dúvida, dor e sofrimento pelos quais você esteja passando e lance tudo sobre Deus. Troque todo seu peso pela confiança em Deus.

“Pois Deus tem cuidado de nós”, o texto grego sugere que nossa situação e circunstancia são importantes para Deus.
Salmo 37.5
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele e o mais Ele fará

A idéia deste texto é de entregar(rolar) os nossos fardos nas mãos do Senhor e por mais pesados que sejam, para ele nunca o são.

Ana ilustra muito bem alguém que fez exatamente isto. Lembrando que Ana mãe de Samuel era estérea.  1Sm 1.10-20

O que aconteceu com ela? Por que ela não estava mais triste. Sua situação continuava a mesma, mas ela mudou quando lançou sua aflição sobre o Senhor.

Ana foi abençoada com um filho, Samuel que cresceu e tornou-se um grande homem de Deus. Deus também lhe deu três outros filhos e duas filhas.

Ana é a prova que quando você se humilha sob a poderosa mão de Deus, lançando toda a sua ansiedade sobre Seu amoroso cuidado, Ele o exaltará (levantará) no devido tempo.

Não significa que Deus vai atender a nossa vontade, mas devemos ter uma atitude de humildade diante de Deus, lembrando que:

A pessoa humilde constata que Deus está no comando, sempre cumprindo seus propósitos soberanos.

 Sl 55.22
            “Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitira que o justo venha a cair”.

CONCLUSÃO

Eu não sei qual é a tua preocupação, a sua ansiedade, mas vemos que as principais raízes da ansiedade são o egoísmo e orgulho.

Se você tem sido ansioso, peça perdão a Deus, ore e diga, a Deus, “Pai tenho sido ansioso e pecado contra ti, me perdoe, isto apenas mostra meu orgulho”.

Agradeça a Deus por tudo o que ele tem feito na sua vida e tudo o que você tem.

Procure alguém para servir.

E se humilhe debaixo da mão do Senhor para que ele te exalte no devido tempo.

Lance sobre Ele sua ansiedade, pois Ele se preocupa com detalhes da sua vida.

Deus abençoe a todos.

Pr. Davi Helon

Um comentário: