quinta-feira, 29 de maio de 2014

1 - TIAGO - “Provas de uma fé viva e genuína”

1 INTRODUÇÃO

Um grupo de mulheres foi visitar um ourives que trabalhava com a refinação de prata. Observavam enquanto ele queimava a prata no fogo, tirando as impurezas até deixar o elemento puro. Depois de um tempo, ficaram maravilhadas com a precisão com que aquele homem lidava com o metal precioso, tirando-o no momento exato. Quando perguntaram, ele explicou que, se deixasse alguns momentos a mais, iria destruir a prata. “Mas como você sabe quando tirá-lo do fogo?” Elas perguntaram. “Simples”, ele respondeu, quando vejo minha imagem refletida na prata, sei que está pronta.”

De certa forma, essa é a mensagem de um livro de Tiago. O livro trata a nossa fé como um metal ou uma jóia preciosa, sendo provada pelo fogo, não somente para provar sua autenticidade, mas também para tirar as impurezas.

Qual o alvo do processo? Ver a imagem de Cristo formada em nós (1.4)

"E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma".(NVI)

Estudar a epístola de Tiago, é estudar uma carta prática, é estudar as provas de uma fé genuína.

Com o rápido crescimento que tem acontecido na Igreja evangélica no Brasil hoje, muitos têm sido cristãos apenas de nome, cristãos de fachada, e a vida cristã, a prática cristã, tem sido deixada de lado.

Por outro lado, há aqueles que dizem que os Cristãos não passam por aflições, que ser cristão é ser o filho do Rei e que sendo o filho do Rei, mal algum nos atingirá.
O livro de Tiago nos mostra que mesmo sendo cristãos não estamos isentos de opressão e perseguição e que mesmo durante estes problemas, nós temos que mostrar a nossa fé genuína, através das nossas obras.
Tiago estava tentando corrigir falhas nos seus leitores como: Fé sem obras, palavras sem atos, língua, censura, ambição, amor desordenado pelo ensino, valor à riqueza, tratamento depreciativo dos pobres e viúvas.

Desta forma esta epistola é um convite e uma exortação para que os cristãos judeus lutem para ir além do judaísmo farisaico ou da fé inoperante.


2 AUTORIA E DATA

Provavelmente o autor desta epístola seja Tiago o irmão do nosso Senhor Jesus. Analisemos o porquê.

No Novo Testamento temos pelo menos quatro Tiago.
A Tiago Filho de Zebedeu, o irmão de João que juntamente com ele e Pedro formavam aquele trio próximo a Jesus (Mc 5.37; 9.2; 10.35; 14.33). Esta carta não poderia ter sido escrita por este Tiago, porque ele foi morto antes da composição (At 12.2).

B Tiago Filho de Alfeu. Seu nome esta na lista dos apóstolos (Mc 3.18), mas ele também é chamado de Tiago o menor (Mt 27.56). Este Tiago não exerceu nenhuma influência notória na Igreja primitiva, provavelmente não foi ele o autor também.

C Tiago o pai de Judas, não o Iscariotes (Jo 14.22; Lc 6.16), provavelmente ele é o mesmo Tadeu de (Mt 10.3; Mc 3.18). Também não foi alguém que exerceu influência na igreja primitiva, então descartamos sua autoria.

D E por último temos Tiago o irmão do nosso Senhor (Gl 1.19). Este Tiago tinha uma posição influente no inicio da Igreja (At 12.17). Paulo o chamava de Pilar da Igreja de Jerusalém (Gl 2.9). Este é identificado como filho de Maria, mãe de Jesus (Mt 13.55; Mc 6.3) e foi cético com respeito ao ministério de Jesus (Jo 7.5), mas provavelmente foi convertido quando se tornou uma testemunha ocular da ressurreição de Cristo (1 Co 15.7).
Este Tiago não se identifica como apostolo como os demais costumam fazer, isto só apóia a conclusão de que nenhum dos apóstolos chamados Tiago escreveu esta carta.
De incrédulo ele passou a ser crente e de crente a líder da Igreja em Jerusalém e de líder a servo de Cristo.

A Palavra servo é “doulos” (Escravo, servo), referindo-se a uma posição completa de obediência, humildade absoluta e lealdade, pois o “doulos não pertencia a si mesmo, mas sim a outra pessoa, porém, ocasionalmente, o doulos recebiam uma posição de responsabiliza e comando (Mt 24.45), mesmo assim o escravo deve ao seu senhor obediência exclusiva e absoluta (Mt 8.9)1”.

Tiago além de irmão na carne do nosso Senhor Jesus, agora ele se torna servo, servo humilde, com completa obediência, mas também com uma posição de responsabilidade.

De acordo com o historiador Josefo Tiago foi martirizado em 62.d.C2. Portanto esta epistola só poderia ser escrita em uma data anterior a sua morte, provavelmente entre 44 d.C, e o começo da perseguição que difundiu na dispersão (At 12) e 62 d.C, o ano da morte de Tiago.
O conteúdo da epístola indica que ela poderia ter sido escrita entre 45-49 d.C, pois ela não indica nada do concilio do Jerusalém (At 15), o qual Tiago esteve presente e que aconteceu em 49 d.C3.
Tiago pode ser o livro mais antigo do Novo Testamento.


3 DESTINATÁRIOS (1.1)

A referência de Tiago às “doze tribos que encontram na Dispersão”, pode ser uma descrição aos cristãos em geral, já que as doze tribos, após o exílio babilônico já não existiam mais, e as doze tribos seria uma expressão simbólica para indicar a Igreja (Gl 6.16).
Porém não podemos deixar de observar algumas evidências na carta que ela foi enviada a judeus dispersos:

A Primeiro, esta carta esta destinada as “doze tribos que se encontram na dispersão”. Acontecimento histórico que forçou os judeus a fugirem de sua pátria após o martírio de Estevão (At 8.1), e se estabelecerem em áreas distantes. Os termos dispersão indica alguém que esta vivendo num país estrangeiro4 .
Estes judeus estavam vivendo em todo o império Romano e estavam sendo oprimidos pelos próprios compatriotas judeus, porém ricos (5.1-6) e sofrendo a ponto de ficarem doentes (5.13,14).
B A obra é completamente judaica no tom
C Tiago também usa expressões hebraicas (kuri,ou sabaw.q, “Senhor dos exércitos, 5.4.) e (sunagwgh.n, “sinagoga” 2.2).
D Tiago usa paralelismo que é um forma de poesia hebraica (Tg 1.9,10).
Porém, não podemos deixar de ver a universalidade de sua carta, ela é enviada a judeus cristãos espalhados pelo mundo, sendo também aplicada a qualquer cristão.


4 PROPÓSITO

Tiago descreve as características de uma fé viva e genuína para desafiar os leitores (Judeus dispersos pela perseguição) a se examinarem e encoraja-los a desenvolver uma fé santa e madura que age.



5 VERSÍCULOS CHAVES

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. (1.22)
A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo. (1.27)
Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. (2.17)


Será que minha fé, tem sido uma fé verdadeira? Será que minha fé, tem sido uma fé ativa neste mundo? O livro de Tiago vai me dar um parâmetro para identificar, aonde está minha fé.


REFLEXÃO

  1. Como você enxerga o crescimento rápido da Igreja brasileira?
  2. Você acha que muito deste crescimento tem se dado ao fato de um evangelho fácil, em que o crente não sofre?
  3. Eu tenho sido praticante ou apenas ouvinte da Palavra?
  4. Como minha fé tem sido demonstrada? Eu tenho realmente mostrado minha fé por meio de obras, ou preciso acertar muito de minha vida?

1BROWN, Colin, COENEN, Lothar. (orgs). Dicionário internacional de Teologia do Novo Testamento. 2.ed. São Paulo: Vida Nova, 2000, p.673,677.
2 GUNDRY, Robert H. Panorama do Novo Testamento. São Paulo; Vida Nova, 1999, p. 386.
3 RYRIE, Charles Caldwell. A Bíblia anotada. São Paulo: Mundo Cristão, 1994, p. 1553.
4 RIENECKER, Fritz, ROGERS, Cleon. Chave lingüística do Novo Testamento grego. São Paulo: Vida Nova, 1995, p. 535.

Nenhum comentário:

Postar um comentário