terça-feira, 17 de abril de 2012

DEPRESSÃO


INTRODUÇÃO
            Depressão. Quem não passou por ela ou já viu um ente querido passar? Como é triste vermos pessoas passarem por ela e como é horrível quando nós passamos.
         “Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. Dependendo do motivo acontece com crianças e adolescentes. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência com homens.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em 2020, a depressão nervosa passará a ser a segunda causa de mortes mundiais por doença, após doenças do coração”[1].

O que é Depressão?
“A depressão é um problema caracterizado por diversos sinais e sintomas, dentre os quais dois são essenciais: humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio e redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.”
Nas Escrituras, os sentimentos associados à depressão são descritos como:
·         um semblante descaído (Gênesis 4:6),
·         um espírito abatido (Provérbios 17:22, 18:14),
·         tristeza (Provérbios 15:13),
·         desespero (Salmo 42:11),
·         um coração quebrantado (Salmo 147:3);
·         fardos pesados de iniquidade (Salmo 38:4),
·         luto (Salmo 38:6),
·         peso que faz encurvar (Salmo 38:6),
·         tristeza a ponto de verter lágrimas (Salmo 119:28)
·         desfalecimento (fraqueza ou desmaio) (Efésios 3:13; Hebreus 12:3).

É evidente que, em certos casos, disfunções orgânicas podem desencadear sintomas depressivos, por isso é importante submeter-se a um diagnóstico médico sempre que houver a suspeita de algum problema físico e dar prosseguimento ao tratamento adequado.

 Porém, precisamos saber qual a causa da depressão.

         Elas são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, separação, separação dos pais, rejeição, drogas, problemas na escola e em outros fatores relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.
Porém a principal causa da depressão é o pecado.
Voltamos ao nosso saquinho de chá. Eu posso estar com os sintomas, e em alguns casos até precisando de remédios, as situações acima que vimos pode ser apenas situações que significaram muito para eu entrar em depressão. Porém, a situação apenas desencadeia algo que existe dentro de mim que precisa de tratado.
       Hoje vamos estudar parte da vida um personagem bíblico que apresentou alguns sintomas da depressão. O profeta Elias.
Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos...”, Tiago 5.17a
Elias não era diferente de nós e este grande profeta de Deus, também experimentou a depressão.
Leiamos I Reis 19.1-18

CONTEXTO DA PASSAGEM

·         Elias havia acabado ser usado tremendamente por Deus.
·         Sozinho havia enfrentando uma batalha com 450 profetas de Baal, o deus da mitologia Cananita responsável por várias atividades tais como a fertilidade do povo, a natureza e a colheita.
·         Por três anos e meio já não chovia em Israel – o Reino do Norte.
·         O povo estava rebelde, e o rei Acabe e sua esposa Jezabel, somente contribuíam para o caos religioso no país.
·         ELIAS DESAFIOU O POVO A ESCOLHER QUE DEUS ELES QUERIAM SEGUIR (Jeová ou Baal) – PROPÔS UM TESTE. (18.21)
·         Um altar seria erguido, colocado um novilho – O Deus que fizesse descer fogo do céu este seria reconhecido como verdadeiro Deus.
·         O teste foi montado, os profetas de Baal tentaram, mas nada aconteceu, Elias ainda pediu que molhassem o altar mais de uma vez, e quando ele orou, veio fogo do céu consumindo o altar. Elias fez com os 450 profetas do deus falso fossem mortos em um só dia.
·        Esta notícia chegou aos ouvido de Jezabel, esposa de Acabe, quem verdadeiramente mandava em Israel.
·         Então ela resolve fazer com Elias o que este havia feito com os profetas de Baal, de quem Jezabel era adepta.
·         Aqui começa o conflito de Elias.
·         Aqui começa a experiência da depressão de Elias.
·         Há pouco sozinho enfrentara 450 homens para depois matá-los.
·         Há pouco havia confiado em Deus para uma grande proeza.
·         Mas agora, o corajoso homem se acha medroso e se torna um fugitivo.

Gostaria de ver com vocês o que pode nos levar a depressão e o tratamento de Deus.

O QUE PODE NOS LEVAR DEPRESSÃO?

1          FOCAR NA CIRCUNSTÂNCIA - I Reis 19:3

Elias acabou de sair de uma experiência no topo – Deus estava com ele e agora tem medo – Será que Deus o abandonou?  Não, é que quando focamos nas circunstancias.

a          Esquecemos das manifestações de Deus no passado

Elias havia sido alimentado por corvos enviados por Deus em um tempo de seca em Israel (17.1-5).
Elias havia sido usado por Deus para milagrosamente suprir as necessidades de uma viúva na cidade de Serepta (17.6-17). Inclusive orou a Deus para que seu filho ressuscitasse.
Em vez de focar no poder da pessoa de Deus, Elias focou o tamanho do poder de Jezabel para perseguí-lo.
Quantas vezes nós nos esquecemos de tudo que Deus fez por nós e focamos somente no problema de agora. O pequeno se tornar grande. E por conta disso experimentamos o medo.

Quando focamos na circunstância
b          Experimentamos medo

O medo vem porque esquecemos de que mesmo em nossos momentos de baixa, Deus nos ama.
O medo vem porque damos mais valor ao que sentimos do que a verdade de que Deus nos ama e cuida de nós. Torna-se um egoísmo, pois dou mais valor ao meu sentimento.
O medo vem pela falta de fé, e muitas vezes vamos ao pavor. E assim como Elias, fugimos. Fugimos dos problemas, fugimos com medo de enfrenta-los. Quantas pessoas sofrem por depressão por fugirem de problemas e muitas estão fazendo isto há anos.

Quando focamos na circunstância
c          Alimentamos nossa expectativa de controle

Lá no monte Carmelo Elias experimentou coragem porque deixou Deus controlar a situação.
Talvez agora, no vale do monte Carmelo ele quis enfrentar Jezabel sozinho crendo que tinha poder para isto.
            Talvez ele tenha pensado, ela é apenas uma mulher, mas o problemas era maior do que pensava.
Quantas vezes nós passamos por situações iguais, esquecemos de tudo o que Deus fez e tem feito por nós, focamos somente nos problemas, com uma expectativa que poderemos de alguma maneira controlar a situação. Quando vemos que não conseguimos, fugimos e ficamos com medo.

Como você esta hoje?
Para quem você está olhando, PARA A CIRCUNSTÂNCIA OU PARA DEUS?
Quando foco nas circunstancias , vem sobre mim, medo, e por conta disso de querer cuidar da situação e não conseguir, gera em mim um stress e pode vir uma depressão.
O Senhor pode ter deixado você entrar aonde entrou para assim começar a confiar nele.
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Rm 8.28

O que pode nos levar a depressão 1º “Focar nas circunstancias”
II         ISOLAR-SE (I Reis 19:3,4)

A.        Perdemos o privilégio de termos com quem repartir a carga,

Muitas vezes o isolamento não é para buscar ao Senhor, mas sim para curtir nosso insucesso ou dor. É o famoso “Curtir minha fossa”. E assim nos isolamos das pessoas que precisamos.
Elias ‘deixou o seu moço’. Elias deveria ter ficado com um amigo de confiança, um companheiro que pudesse bombear coragem, força e objetividade em sua vida. Mas ele isolou-se.
Nossa vida também é assim, quando ficamos desmotivados a primeira coisa que fazemos é nos afastamos e isto é errado, a não ser que seja para buscarmos o Senhor.
TUDO ISTO É CONTRÁRIO AO QUE DEUS NOS ENSINOU A de repartimos as nossas cargas uns com os outros.

Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo”. Gálatas 6.2

B         Quando nos isolamos revelamos um senso de autossuficiência

Quando nos isolamos revelamos um senso de auto-suficiência – posso dar conta sozinho, do meu jeito e muitas vezes a pessoa se enrola mais ainda, então o orgulho surge muito maior, pois não pede ajuda e tem vergonha de mostrar que esta em apuros. E assim vão se enrolando mais e mais, tudo por causa de uma auto-suficiencia.
Creio que muitas vezes esta auto-suficiencia é mascarada, a pessoa até busca ajuda, mas espera que o socorro seja como ela quer.


O que pode nos levar a Depressão?  “Focar nas circunstancias” “Isolar-se”
III       ALIMENTAR AUTO COMISERAÇÃO - I Reis 19:4.

A autocomiseração é fruto de uma auto-justiça – como fiz o certo Deus me deve o certo – ISTO É O OPOSTO DA GRAÇA.
Quando alimentamos nossa autocomiseração estamos nos fazendo o centro do universo – O mundo tem de ser do meu jeito.
Quando alimentamos nossa autocomiseração passamos a orar errado – QUEREMOS ORAR PELO QUE QUEREMOS E NÃO PARA FAZER A VONTADE DEUS.
A autocomiseração nos cega – REVELA NOSSO OLHOS PARA NOS MESMOS E NÃO PARA O QUE DEUS PODE ESTAR QUERENDO FAZER NO PROCESSO.
A auto-comiseração faz com que fiquemos com pena de nós mesmo, (Tadinho de mim) e se o problema não é resolvido, assim pela auto-justiça ou até por não conseguirem resolver o problema, alguns vão ao suicídio.

Elias pediu a morte.


O TRATAMENTO DE DEUS PARA DEPRESSÃO

I          DESCANSO - I Reis 19:5-8

            Descansar não é errado.
            Quando nossa mente esta exausta é necessário uma parada e um descanso e se necessário for parar com tudo.
            Precisamos descansar.
            “Mas, tenho o que fazer”. O Senhor sustentou Elias. Isto nos mostra que quando precisamos descansar, ele também vai nos sustentar.

            Quando pensamos tenho o que fazer, estamos focando nas circunstancias e precisamos focar em Deus.
DEUS SUSTENTA ELIAS DE ACORDO COM O QUE ELIAS PRECISAVA - POR QUARENTA DIAS.

            I Pedro 5.7 diz “Lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vos
            “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará... Descansa no SENHOR e espera nele” Salmo 37.5,7a


O tratamento de Deus para a depressão? Descanso
II         ABRIR-SE PARA SER TRATADO POR DEUS - I Reis 19:9,10

Quando nos abrimos para ser tratado por Deus, Deus nos chama graciosamente – Que fazes aqui?
Deus não se aproximou de Elias dizendo “você deveria estar envergonhado” ou “vamos logo saia dessa” ao invés disto o Senhor chegou de leve.
Temos a tendência, especialmente na hora dos vales em ver Deus como um juiz nos julgando e vindo sobre nós atacando, mas não é assim que a Palavra nos mostra.
Quando nos abrimos para sermos tratados reconhecemos o cuidado de Deus em qualquer circunstancia.
O mandamento mais dito na Bíblia foi “Não temas”, Deus é um Deus de graça, ele estende a mão para o seu problema.


III       DEVEMOS ACEITAR A ROTINA DE DEUS  (I Reis 19:11-13)

Ao aceitar a rotina de Deus aprendemos que Deus cuida de nós em qualquer circunstancia.
FOGO, TERREMOTO, TROVÃO – são expressões das manifestações do poder do Senhor no Sinai, mas Deus não se revelou assim para Elias, o Senhor respondeu para Elias de uma maneira inesperada, Deus estava presente no quase silencio. Muitas vezes amados Deus nos responde como menos esperamos.
Elias ficou curioso, pois ele estava na caverna ainda com auto-comiseração, e quando o Senhor aparece em um cicio ele enrolou uma manta e saiu para ver o que era.
Um Elias mais descansado e agora pronto a ouvir a voz do Senhor.
Muitas vezes esperamos grandes sinais de Deus enquanto Ele quer que o amemos independente dos sinais, mas também nas coisas simples.
            “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação”. Habacuque 3.17,18


IV       ASSUMIR AS RESPONSABILIDADES QUE DEUS NOS DEU - I Reis 19:14-21

Quando assumimos novamente o que Deus nos mandou fazer...
Mantemos o equilíbrio – porque voltamos a obedecer, voltamos a orar de acordo com o que Deus quer.
Elias sua obra não acabou, eu tenho um chamado para você, agora vai. Vai servir.
Geralmente uma pessoa depressiva olha muito para sim com auto-comiseração e trava, ela não consegue olhar para as outras pessoas e não consegue servil-lá.

A Palavra de Deus diz que Jesus após lavar os pés dos discípulos e ensinar que eles deveriam fazer o mesmo disse:
Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.” Jo 13.17

Deus ainda colocou um amigo junto a Elias, Eliseu.


CONCLUSÃO

          Em conversas de aconselhamento com um ex-professo de seminário (Jairo Moreira) por um problema que eu estava passando ele sempre me dizia “Imaginemos um grande quebra cabeça ainda não formado, este seu problema é uma peça sendo colocada, você pode não enxergar tudo ainda, mas vai entender o propósito”.

Como esta sua vida neste momento?
A Palavra de Deus nos diz que Elias era homem como nós, sujeito aos mesmos problemas, e mostrou o tratamento de Deus.
Eu não sei qual a causa da sua depressão, talvez o Senhor tenha falado com você hoje. Mas eu gostaria de te desafiar a algo.
  •     Pare de focar nas circunstancias e saiba que o Seu Deus é maior que o seu Problema.
  •     Não se isole, mas junte-se aos irmãos e a amigos que te levam para mais perto de Cristo.
  •    Pare de alimentar autocomiseração, pare de pensar de si mesmo “tadinho/a de mim”.
  •      Tire tempo para descansar e busque ao Senhor. Descansando que ele irar cuidar dos problemas. (I Pe 5.7)
  •       Procure amar a Deus independente de grandes sinais, mas simplesmente ame-o.
  •      Procure Pessoas a quem você possa servir, e ore por pessoas, assim você tira o foco um pouco de você.

E saiba e creia em algo.

Também isso procede do SENHOR dos Exércitos; ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria”. Isaías 28.29
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” Isaías 9.6

Você pode então perguntar, mas como buscar os conselhos do Senhor.

A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma;” (Sl 19.7)

O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica”. Salmo 119.50

Se você já teve depressão ou tem, e realmente se identificou com o que foi dito, viu que a causa principal é algum pecado no coração, peça perdão a Deus e se apegue em sua Palavra, pois ela é uma ferramenta suficiente para mudar a sua vida.




[1] Ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Depress%C3%A3o_nervosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário