quinta-feira, 24 de maio de 2012

SILAS MALAFAIA E A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

   


        Em dezembro de 2009 escrevi um artigo sobre o Pr. Silas Malafaia como adepto da Teologia da Prosperidade, fui muito criticado, pessoas disseram que eu estava falando de um homem de Deus e que não devia ter feito aquilo. Hoje dia 24/05/2012 o Sila Malafaia lançou um desafio a Blogueiros e bandidos invejosos a assistirem dois programas em junho que ele vai provar biblicamente a teologia da Prosperidade. Vejam o Vídeo abaixo.
          


       
        Após ouvirem esta absurdo leiam o artigo que escrevi em dezembro de 2009.



Silas Malafaia e a Teologia da Prosperidade
Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2009 | 15:10


             Confesso que fiquei abismado com o que vi no youtube neste final de semana do programa Vitória em Cristo, exibido na Rede Bandeirantes e dirigido pelo apresentador Silas Malafaia, do dia 8 de agosto de 2009, quando esteve presente o pregador da unção financeira, Morris Cerullo.
 Antes de falar sobre o assunto, sugiro que vocês assistam estes três vídeos, para que não me entendam mal:













Sou defensor da Teologia Reformada, mas sempre tive admiração por alguns pastores fora do ramo reformado e um deles era, digo era, o pastor Silas Malafaia. Tenho certeza que ele já abençoou muitas vidas neste mundo a fora, mas no último final de semana assisti no youtube a estes vídeos e assisti ainda a resposta do pastor Malafaia aos críticos de plantão.
            O pastor Silas para manter seu programa é capaz de trazer o Dr. Morris Cerullo, para trazer uma profetada de numerologia.
A profetada começa assim:
'Se você quer que Deus te dê a unção financeira, a unção financeira dos últimos dias, eu quero que você pegue este telefone agora, e eu quero que você faça um compromisso para você semear 900 reais. E você diz: 'Morris Cerullo, eu nunca fiz isso na minha vida, especialmente para um programa de televisão'

E logo ele explica o porquê do número 9:
'Mas eu te digo: Quando você semear o que Deus está nos pedindo para fazer hoje, você vai receber da parte de Deus, algo que você nunca recebeu antes. Por que nove? Porque você está pedindo por nove? Eu vou te dizer porquê: Porque este é o ano de 2009.' (cf. 6.35 min.)
            Se em 2009 a ordem é 'arrecadar' 900 reais, o que será dos telespectadores quando vier 2030, 2050, 2090?.
            Além do mais o pastor também disse claramente em outro vídeo que aqueles que dão o seus dizimos e suas ofertas simplesmente por amor a Deus sem esperar nada em troca são trouxas.
 O que dizer de Habacuque quando disse:
Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação”. Habacuque 3.17,18
            Será que poderíamos dizer que Habacuque era um trouxa em se alegrar somente no Senhor e não esperar nada de volta?
            Não estou dizendo que Deus não pode abençoar uma pessoa, mas a motivação JAMAIS, DIGO, JAMAIS, deve ser de dar em troca e sim a de dar COM AMOR e com ALEGRIA.
Vejamos o que II Corintios 9.7-13 diz:
            “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus, visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos
         O TEXTO QUE DIZ que Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra”, (II Co 9.8).
Deus pode ou não fazer um crente abundar para dar assistência aos santos, mas a ordem é para ofertamos e é Deus QUE DECIDE se prosperaremos ou não, por isso nossa motivação não deve ser a de troca, mas sim de Alegria, pois nossa alegria assim como disse Habacuque deve estar no Senhor, ainda que não venha nada quando dizimamos e ofertamos.
Será que todos os crentes tem o desejo de ganharem mais para ajudarem a outros? Duvido! O nosso “coração é desesperadamente corrupto” (Jeremais 17.9). e para nos apegarmos ao dinheiro é muito fácil, o Senhor Jesus mesmo disse: “é mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus' (Mc 10.25). E o apostolo Paulo que: 'o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males' (ITm 6:10)
        Texto fora do contexto é pretexto para quem quer inventar uma nova doutrina.
Todo este império construído pelo pastos Silas Malafaia me fez lembrar o que o Senhor disse sobre os reis de Israel.
Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Estabelecerei sobre mim um rei, como todas as nações que se acham em redor de mim, estabelecerás, com efeito, sobre ti como rei aquele que o SENHOR, teu Deus, escolher; homem estranho, que não seja dentre os teus irmãos, não estabelecerás sobre ti, e sim um dentre eles. Porém este não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o SENHOR vos disse: Nunca mais voltareis por este caminho. Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro.  Dt 17.14-17
           
            Deus havia dito três coisas que um rei não poderia ter.
1.      Multiplicar os cavalos.
2.      Multiplicar mulheres
3.      Não multiplicar muito seu tesouro de prata e ouro.
Geralmente costumamos pensar somente nos escândalos sexuais e não nos financeiros, falamos de pastores que caem na área sexual, mas pouco sobre os que caem e permanecem caídos em escândalos financeiros.
Quando pensamos no rei Davi ele foi fiel no primeiro e no terceiro ponto, mas caiu no segundo. E o irmão Silas Malafaia.  Não caiu no primeiro e no segundo, (louvado seja Deus por isto), mas creio que esta escorregando no terceiro e ainda não percebeu.
            Não estou escrevendo este artigo para dizer que sou melhor que ninguém, e que não sou passível ao mesmo erro, a Palavra de Deus diz que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá” Jeremias 17.9 e “Aquelepois, que pensa estarem  veja que não caia”  1 Coríntios 10:12           
           Mas escrevo para deixar aqui meu voto de indignação para todos aqueles que admiram este homem e muitas vezes brigam com seus pastores e lideres, que ensinam doutrinas sadias em suas Igrejas por causa de ensinamentos do pastor Silas Malafaia.
      Oremos e vigiemos para que não caiamos em tentação.

      Soli Deo Gloria
            Davi Helon de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário