quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Deixem vir a mim as crianças




Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam. Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". Depois de lhes impor as mãos, partiu dali. Mateus 19. 13-15
Por Tais Andrade



          Fico imaginando essa cena: Jesus falando às multidões, rodeado por seus discípulos, e uma porção de crianças por ali, talvez filhos daqueles que ouviam Jesus, ou crianças brincando por perto, porém, elas pararam para ouvir as palavras de Jesus e se aproximar dEle. Jesus era alguém agradável de estar perto já que criança não suporta gente ranzinza e mal humorada. Devia falar gostoso, tranqüilo, talvez com um sorriso discreto nos lábios, com simpatia, mas, ao mesmo tempo dinâmico, já que para você despertar o interesse de uma criança você precisa ser amável e dinâmico, Ele nos ensinou como lidar com as crianças!

Podemos observar também na cena três grupos de pessoas, os que, como o texto diz, trouxeram as crianças, outro que devia estar apenas por ali e atrapalharam a passagem das crianças e o terceiro, os discípulos, que repreendiam as crianças.
O primeiro grupo, os que trouxeram,  entendeu que as crianças queriam chegar até Jesus, até porque se uma criança não quiser sair de um lugar pra outro, ela empaca e não tem nada que a faça mudar de idéia! Mas elas queriam chegar perto do Mestre e este grupo entendeu isso e cumpriu sua missão! Nesse grupo, encaixo todos os pais, parentes, professores de crianças das igrejas e os líderes que apóiam o esforço que fazem pra que estas possam chegar até Jesus e conhecê-lo de perto, como alguém palpável, amoroso e totalmente disponível aos pequeninos.
A este grupo faço minha singela homenagem e deixo dois versículos: Josué 1.9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”  e também 1 Corintios 15.58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
Já no segundo grupo estão aqueles que atrapalharam as crianças, ou seja, são aquelas pessoas que por meio de suas ações não facilitam ou até impedem a chegada das crianças até Jesus, ou porque fazem alguma coisa ou porque deixam de fazer. A estes, Deus deixa um recado bem claro em sua Palavra, “Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar”  Mateus 18.6
Os do terceiro grupo, ou seja os discípulos que repreenderam as crianças, o próprio Jesus admoestou na hora dizendo: deixem vir a mim as crianças! Ou seja, para aqueles que acham que o Reino de Deus não é para as crianças, Jesus deixa claro que quem não for como uma criança, não pode herdar o Reino dos Céus! Portanto, a estes, procurem ser como aquelas crianças, vão espontaneamente até o encontro de Jesus, chegue bem pertinho dele, sorria com ele, toque-o e deixe-se tocar por ele e se maravilhar com seus ensinamentos!
Jesus ainda termina  este momento impondo as mãos sobre as crianças, ou seja, tocando-as carinhosamente, imagino. Criança gosta de carinho, de se sentir amada, de ser tocada e ter atenção sobre elas, de saber que ela é importante e valorizada e Jesus sabia disso, por isso, as tocou! Imagina o olhar destas crianças, pensa no reflexo na vida destas crianças depois que tiveram este encontro com Jesus! Imagino seus pais dizendo: fulano agora é outra pessoa! É uma criança diferente! É mais feliz!
Você pode ser usado por Deus para proporcionar isso às crianças! Se você se encaixa no segundo ou terceiro grupo, ainda dá tempo de aprender com Jesus como tratar uma criança e subir para o primeiro grupo, basta você querer! Tenho certeza de que, quando você obtiver o primeiro sorriso de agradecimento de uma criança, você não vai se arrepender.

Um comentário: