segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O DOM DE LÍNGUAS - Final - I Coríntios 14.26-39 e Conclusão

Davi Helon de Andrade




4          A ORDEM DO CULTO COM RELAÇÃO AS LÍNGUAS (14.26-39)
                         
            Naquela época até que não viesse o juízo sobre Israel, era necessária a ordem no culto, com respeito às línguas, e se mesmo hoje ela se manifestar como foi dito acima em um trabalho missionário como algo temporário para simbolizar juízo sobre determinado povo ou lugar, ela precisa de ordem.
            Paulo fala agora sobre a ordem do culto.

1.      Edificação: O culto deve ser feito para a edificação da Igreja. (26)
2.      Salmo: A palavra Salmo significa “um cântico entoado com acompanhado de instrumento[1]”. Provavelmente um cântico entoado por alguém, era comum nas sinagogas (Mt 26.30).
3.      Doutrina: Este elemento provinha do Antigo Testamento das sinagogas, eram lições ensinadas na Igreja (Lc 4.16-22).
4.      Revelação: Talvez signifique o exercício do dom de profecia.
5.      Interpretação e línguas em que Paulo da às regras:

Regras de línguas
*     Somente dois ou três devem falar, e um de cada vez (27). Isto mostra que não existe um mover incontrolável, que, eu estou tão cheio do Espírito que preciso falar em línguas, mas existe uma ordem.
*     Deve haver interprete (27), pois se não houver, fique calado na Igreja, orando consigo mesmo e com Deus.
*     Com relação às mulheres, elas não falam (34).
*     Não devemos proibir o falar em línguas (39), porém, para aquela época e não nos dias de hoje, a não ser em um caso extremo em que haja necessidade de um milagre de línguas

       Regras de profecias

*     Não mais que dois ou três falando (29), isto mostra que a profecia não é algo extático tipo “meu servo eis que te digo”, mas sim algo com ordem e decência, para a edificação do corpo. Lembrando do propósito da profecia que Paulo disse em 14.3 que é para a edificação, exortação e consolo. A profecia é para toda a Igreja “para todos aprenderem e serem consolados” (31).
Assim, “a congregação dessa maneira aprenderia mais, tendo os pregadores a sua oportunidade; e os pregadores igualmente aprenderiam mais, ouvindo a outros[2]”.
*     Ela deve ser julgada cuidadosamente (29).
*     A profecia é sujeita ao profeta, não a emocionalismo. (32)
*     Como nas línguas, mulheres não profetizam (33-36).
*     Deve ser buscada com dedicação (39).

E algo importantíssimo é que Tudo, deve ser feito com decência e ordem (40).


  6          CONCLUSÃO

            Concluímos que línguas não são um sinal do batismo do Espírito Santo e que os dons foram dados para a edificação do corpo.
            Concluímos dizendo que o dom de línguas teve seu papel importante no inicio da igreja, trazendo edificação para a mesma quando usada de maneira correta, porém seu principal papel foi de sinalizar juízo para Israel, e teve o ápice do seu cumprimento no ano 70 d.C .
Afirmar que o dom de línguas cessou é muito forte, pois a Bíblia não diz isto claramente, porém ele continua sendo um sinal para incrédulos, sinalizando juízo (14.22).
            Porém nos dias de hoje ela pode se manifestar em um trabalho missionário como um sinal para incrédulo, mais de maneira passageira e não permanente, pois ela vem para dar sinal de juízo, e se elas vierem, continuará tendo que ser usado à maneira bíblica, que no máximo duas ou três pessoas falando com interprete (I Co 14.27,28).


[1] MORRIS, Leon. I Coríntios. Introdução e comentário. São Paulo. Mundo Cristão, 1983. p. 160.
[2] CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado, versículo por versículo,. 4 vols: São Paulo: Milenium, 1982. p 228.

Nenhum comentário:

Postar um comentário