terça-feira, 20 de setembro de 2011

O DOM DE LÍNGUAS - Parte 2 - O pentecoste, O Batismo pelo/no Espírito Santo

1          O PENTECOSTE (VINDA DO ESPÍRITO SANTO)


Quando estudamos o Novo Testamento vemos que Jesus prometeu que enviaria o Espírito Santo (Jo 14.26; 15.26; At 1.5), como cumprimento de várias profecias no Antigo Testamento de quando o Espírito Santo viria de modo mais pleno, um tempo em que Deus faria uma nova aliança com seu povo. (Jr 31.31-34; Ez 36.26,27; 37.14; Jl 2.28-32).
Na última vez que Jesus disse sobre a vinda do Espírito Santo, ele disse que os discípulos receberiam poder para serem suas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda Judéia, Samaria e confins da terra, quando eles recebessem o Espírito Santo.

            “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. (At 1.8)

            Em Atos vemos NÃO apenas um Pentecoste (descido do Espírito Santo), mas quatro Pentecostes (vindas do Espírito Santo) acontecendo em cada um dos povos que Jesus havia dito para que os discípulos fossem.

JERUSALÉM/JUDEIA
SAMARIA
CONFINS DA TERRA
Gentios
CONFINS DA TERRA
(discípulos de João)
Atos 2.1-4
Atos 8.14-17
Atos 10.44-46
Atos 19.1-7
Houve línguas
Não houve línguas
Houve línguas
Houve línguas

           

Em Atos 19.1-7 repete o batismo com línguas sobre os gentios, era um grupo de discípulos de João Batista na cidade de Éfeso.
Temos que entender que é um momento singular e um grupo singular. Eram crentes que, no entanto ainda aguardavam o Messias prometido (v. 4). Eles ainda não haviam recebido o evangelho na sua plenitude. Olhemos para o texto.

      perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus”. (grifo meu)

            A necessidade de línguas neste contexto leva em conta a comprovação que deveria ser dado a um grupo singular de que a expectativa da vinda do Messias e da realização de sua obra já haviam se cumprido, e mais na frente quando Paulo escreveu ao grupo, ele afirma que o batismo com o Espírito Santo se dava no momento da conversão (Ef 1.13).

em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”.

            Com respeito a estes pentecostes R.C Sproul diz:

            Os primeiros crentes não acreditavam que os samaritanos, os prosélitos e os discípulos de João Batista pudessem ser cristãos. Desta maneira, o batismo do Espírito Santo serviu como confirmação de sua membresia na Igreja. Visto que cada um desses grupos experimentou o batismo do Espírito Santo da mesma maneira que os judeus experimentaram no Pentecostes, a inclusão deles na Igreja era inquestionável. O próprio Pedro foi o primeiro a experimentar isso. Quando viu o Espírito Santo descer sobe os gentios tementes a Deus na casa de Cornélio, ele concluiu que não havia nada que impedisse que fossem aceitos plenamente como membros da Igreja. Pedro disse: "Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?" (At 10.47)[1].

Isso mostrou a unidade da Igreja, rompendo o exclusivismo judaico, pois em Cristo a barreira que existia foi derrubada (Ef 2.11-22), o Espírito Santo veio para todos que cressem em Jesus.
                Algo importante é que em todas as manifestações de línguas em Atos, havia algum apostolo testificando a manifestação do Espírito nos que o recebiam, desde Jerusalém até os confins da terra.
            A Palavra de Deus também mostra um dois enchimentos do Espírito Santo em que não há manifestação de línguas.
O primeiro foi em Atos 4 quando os primeiro cristãos estavam sendo perseguidos e pedem capacitação para anunciarem o a Palavra de Deus corajosamente, o resultado foi que todos ficaram cheios do Espírito Santo, e todos anunciaram a Palavra de Deus corajosamente, mas não há qualquer evidência de línguas.
O segundo acontece em Atos em Atos 9.14-19, quando Ananias recebeu a ordem do Senhor para ir Até Saulo, e quando ele impôs as mãos sobre o futuro Apostolo, ele recebeu a visão outra vez e ficou cheio do Espírito Santo, e o texto nos mostra claramente que Paulo não falou em línguas e sim, que foi batizado em seguida alimentou-se.


2          O BATISMO PELO/NO ESPÍRITO SANTO

            Outra grande confusão que tem havido, tem sido a respeito do batismo pelo/no Espírito Santo, já que os pentecostais crêem que existe “o batismo do Espírito Santo” que ocorre na conversão e o “batismo com o Espírito Santo” que deve ser buscado após a conversão, sendo uma “segunda benção”.
A revista “lições Bíblicas” terceiro trimestre de 2006 da Assembléia de Deus diz:
“batismo com o Espírito Santo é um revestimento de poder, com a evidência física inicial das línguas estranhas para o ingresso do crente numa vida de profunda adoração e eficiente serviço a Deus”.
Porém, esta diferença entre o batismo do/no Espírito Santo não existe na Bíblia.
            Temos que entender que em Atos a descida do Espírito Santo era uma transição entre o Antigo e o Novo Testamento, já que agora o Espírito Santo habitaria e selaria cada crente (Ef 1.13).
                E esta descida do Espírito Santos como já vimos, foi sobre diferentes povos e grupos quebrando o exclusivismo judaico e habitando em cada crente, como a promessa que Jesus havia dito que ele viria e habitaria. (Jo 14.17).
            Nos dias de hoje, o Espírito Santo batiza cada cristão no momento da conversão, o apostolo Paulo falando para a Igreja de Éfeso, (igreja a qual foi batizada no Espírito Santo em Atos 19.1-7 e que falara em língua na hora do batismo) a respeito do batismo com o Espírito Santo, afirma ser o batismo e selo no momento da conversão.

            “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” Ef 1.13

            Observe que para aquele grupo singular de gentios discípulos de João Batista, o batismo no Espírito Santo havia ocorrido, porque eles ainda não haviam ouvido falar sobre o Espírito Santo e sobre a obra completa de Cristo, e haviam sido apenas batizados no batismo de João (At 191-7), mas Paulo agora escrevendo para a Igreja já formada, afirmando que o batismo é no momento da conversão juntamente com o selo.
            Paulo não disse para buscarmos o batismo no Espírito Santo como os pentecostais ensinam, através de alguns passos como: 1. Crendo na promessa divina do batismo, 2. buscando com sede em oração, 3. Adorando a Deus com perseverança, 4.. Perseverando em unidade fraternal, 5. vivendo em obediência a vontade do Senhor[2].
            Com certeza devemos ter uma vida intensa de oração, adorarmos a Deus com perseverança, perseverarmos na unidade fraternal e vivermos em obediência a vontade de Deus, porém isto tudo junto com o estudo fiel da Palavra, resulta em plenitude do Espírito e não no batismo do Espírito Santo com línguas como evidencia.
Paulo nos fala que a lei (obra) é incapaz de produzir o batismo no Espírito Santo, é somente pela fé.

            “Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” (Gl 3.2)

            O Espírito Santo é recebido pela fé no momento da conversão, como lemos em Efésios 1.13.
Além do mais, o dom de línguas não é sinal de batismo com o Espírito Santo e as evidências bíblicas são claras
.
1.      Um grande exemplo que podemos ver é que em Atos 2 na descida do Espírito Santo, os discípulos falaram em outras línguas sim, porém nada é dito acerca dos quase 3.000 que se converteram na pregação de Pedro. E não devemos esquecer que o livro de Atos é um livro histórico, seus acontecimentos se dão dentro de um prazo de 31 anos, e acontecimentos com línguas ocorreram apenas três vezes.
2.      O Batismo com o Espírito Santo que ocorreu em Atos 8.14-17, não ocorreu à manifestação de línguas.
3.      Efésios 4.5 é claro em afirmar que há somente um batismo.
4.      Além do mais, no mesmo capítulo que Paulo diz para igreja de Corinto que:

"Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo" 1 Co 12:13
 Ele logo em seguida pergunta:
Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos?” 1 Co 12:30

A resposta a todas estas perguntas do versículo acima é não. Nem todo mundo é apóstolo, nem todo mundo é profeta, nem todo mundo é operador de milagres, nem todo mundo tem o dom de curar, nem todo mundo fala em línguas, nem todo mundo interpreta, mas todos foram batizados num só Espírito.

Até o próximo post


[1] SPROUL. R.C. Verdades Essenciais da Fé Cristã: Caderno 2. Editora Cultura Cristã, 2004. p.
[2] LIÇÕES BÍBLICAS. Jovens e adultos.3 trimestre de 2006. p. 20-21.

Um comentário: